sexta-feira, maio 06, 2011

DESCENDENTES DO ANTIGO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, ANTÓNIO CUSTÓDIO DOS SANTOS, INTEGRAM CONSELHO CONSULTIVO DA EICEL.

António Custódio dos Santos (1885-1972), primeiro presidente da Câmara Municipal de Rio Maior após a revolução de 5 de Outubro de 1910 (1), director da segunda série do jornal O Riomaiorense, descobridor legal da Mina do Espadanal, a 21 de Julho de 1916, e sócio fundador da Empresa Industrial, Carbonífera e Electrotécnica, Limitada, em 1920, foi uma das personalidades de maior relevo na vida da comunidade riomaiorense das primeiras décadas do século XX.

As minas do Espadanal, que constituíram o seu legado de maiores consequências na transformação económica e social do concelho de Rio Maior, foram simultaneamente a causa da grande desventura da sua vida, impondo-lhe o exílio no Brasil, em 1928, do qual não regressaria. Manteria, no entanto, um interesse apaixonado pelo desenvolvimento da actividade mineira local acompanhando, do outro lado do Atlântico, os sucessos da empresa concessionária nas décadas de quarenta e cinquenta, bem como as vicissitudes do seu declínio e encerramento na década de sessenta.

Cerca de quatro décadas passadas desde o falecimento de António Custódio dos Santos, a EICEL, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico, reconhece na sua vida e obra um objecto de estudo fundamental para a compreensão da história da lavra mineira dos carvões no concelho de Rio Maior.

No passado dia 18 de Abril, por ocasião da presença em Portugal dos três descendentes directos de António Custódio dos Santos, residentes no Brasil, os seus netos António Paulo Santos do Carmo, Tereza Cristina Santos do Carmo e António Sérgio Santos do Carmo, teve lugar a sua adesão ao Conselho Consultivo da EICEL, estabelecendo-se uma importante cooperação tendo em vista o aprofundamento e publicação futura de estudo biográfico do fundador da indústria mineira riomaiorense.


Nuno Alexandre Rocha, António Paulo Santos do Carmo, Tereza Cristina Santos do Carmo e António Sérgio Santos do Carmo, em visita à Mina do Espadanal.
















(1): Entre 6 de Outubro de 1910 e 1911, o cargo de Presidente da Câmara foi exercido em acumulação pelo Administrador do Concelho nomeado após a revolução, António de Sousa Varela.

In Região de Rio Maior nº1177, de 29 de Abril de 2011

Sem comentários: