sábado, maio 14, 2011

PATRIMÓNIO DOCUMENTAL DA ANTIGA MINA DO ESPADANAL. EICEL ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM MARIA MARGARIDA BORGES VIDIGAL PAIS

Arnaldo Vidigal Pais (1899-1961), médico, natural de Vila Nova da Erra, concelho de Coruche, fixou residência e actividade profissional em Rio Maior no início da década de trinta do Século XX.

Homem de marcada participação cívica foi um dos fundadores, a 4 de Fevereiro de 1932, do Grémio Riomaiorense (actual Clube Riomaiorense). No final da II Guerra Mundial representou a Embaixada dos Estados Unidos da América em almoço comemorativo da Paz, realizado a 21 de Maio de 1945 na antiga Moagem Maria Celeste, em Rio Maior. Enquanto convicto opositor do Estado Novo integrou a Comissão Concelhia de Rio Maior do Movimento de Unidade Democrática (M.U.D.).

Nomeado médico examinador da Companhia de Seguros “A Nacional” a 14 de Maio de 1934, o Dr. Vidigal Pais exerceu essa função junto da Empresa Industrial, Carbonífera e Electrotécnica, Limitada, concessionária do Couto Mineiro do Espadanal, assegurando durante 27 anos os exames clínicos dos funcionários das minas de Rio Maior, até ao seu falecimento a 25 de Agosto de 1961.

A EICEL, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico, prosseguindo um objectivo de promoção de estreita cooperação com a comunidade riomaiorense, assinou no passado dia 25 de Abril um protocolo de colaboração com Maria Margarida Borges Vidigal Pais tendo em vista a conservação e exposição ao público de espólio documental relativo à actividade da antiga Mina do Espadanal.

Foram doadas por Margarida Vidigal Pais uma fotografia de seu pai datada da década de trinta, a Carta de Nomeação do Dr. Arnaldo Vidigal Pais enquanto médico examinador da Companhia de Seguros “A Nacional” e quatro títulos de empréstimo do Grémio Riomaiorense. O espólio doado integrará futuro Centro de Documentação a criar pela EICEL e será disponibilizado aos investigadores interessados pelo estudo da história e do património do concelho de Rio Maior.

In Região de Rio Maior nº1178, de 6 de Maio de 2011

Sem comentários: