terça-feira, outubro 26, 2004

Leituras no tempo. Rio Maior 1878 (2ª parte)

Capellas d'esta freguezia
Santo António - no antigo hospício de frades Franciscanos. Foi isto vendido em 1834, e a capella ficou profanada. O seu altar era de primorosa talha dourada e os azulejos que revestiam as paredes interiores, de notável correcção de desenho.
S. Gregório - ao E. da villa, d'ela só restam as ruinas.
S. Miguel, archanjo - no ponto mais elevado d'este sítio, e d'onde se gosa um magnífico panorama. Pertence à irmandade das Almas.
S. Sebastião - em sítio alegre e espaçoso, e cujo padroeiro é objecto de grande devoção do povo. Foi construida em 1569 e o alpendre feito em 1688.
Todas estas capellas são em Rio Maior.
S. António - na aldeia da Azinheira. É pública, e festeja-se o padroeiro no seu dia.

Santo André - junto ao logar da Anteporta. A festa do padroeiro é no 1º de Janeiro de cada anno. Também n'esta ermida se festeja Santo António no dia 13 de Junho de cada anno.
S. Domingos e Santo Amaro - no logar da Asseiceira, a 5 kilometros da villa; pública - e cuja festa é em um dos domingos de Outubro. Deste logar até à villa, ainda se vêem varios lanços de muros e supporte e outros vestígios, da antiga estrada militar, de Lisboa para Peniche, e que passava pela villa.
S. João Baptista - no logar da Fonte da Bica: é pública e se festeja no seu dia. Também n'esta capela se festejam todos os annos as imagens de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Nossa Senhora da Ajuda, Santo António e S. Sebastião.
S. Payo - na quinta do mesmo nome, hoje propriedade do sr. Vicente Augusto de Araújo Camizão. Antigamente, quando alguém tinha sesões, recorria a este santo, e hiam à sua capella em romaria, e alli comiam sopas de ovos! Este costume acabou; mas ainda se faz uma festa annual ao padroeiro.
Nossa Senhora da Luz - em uma propriedade da srª Viúva Caldas, de Santarém. A padroeira é objecto de grande devoção dos povos d'estes sítios, que lhe fazem uma esplêndida festa, no dia designado pelos devotos.
Santa Anna - na serra das Bôccas. Está em ruinas.
Nossa Senhora de Nazareth - na antiga quinta do Jogadouro. Tanto a capella como as casas da quinta foram devoradas por um incêndio em 18 de Janeiro de 1823. Segundo a tradição, esta quina já existia no tempo dos mouros, e o seu nome lhe provém de um jogo que elles aqui jogavam, com bolas e paus de ouro, ou dourados. É certo que ha uns 30 annos, em uma excavação que se fez n'esta propriedade, appareceram algumas pequenas barras de ouro, em forma de disco. Esta quinta é banhada pelo rio, e é circumdada de grandes árvores, que denotam muita antiguidade.

(Por princípio mantém-se a ortografia original dos documentos transcritos)
LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, 1878

Sem comentários: