segunda-feira, setembro 16, 2013

Inviabilizada a instalação de Centro de Interpretação do Património Geológico e Mineiro do concelho de Rio Maior na antiga escola primária da Freiria.


Antiga Escola Primária de Freiria, na qual a EICEL1920 se propunha instalar um Centro de Interpretação do Património Geológico e Mineiro do Concelho de Rio Maior.

A Direcção da EICEL1920 renovou, em carta datada de 27 de Maio de 2013, uma proposta de parceria com o Município de Rio Maior para a instalação de um Centro de Interpretação do Património Geológico e Mineiro, originalmente apresentada a 30 de Maio de 2011.

A concretização deste projecto tem como requisito a cedência pela autarquia de um espaço adequado para a sua instalação e abertura ao público.

Passados dois anos sem que fosse possível identificar um espaço municipal disponível para este efeito, a Direcção da EICEL1920 sugeriu, na referida carta de 27 de Maio de 2013, a utilização da antiga escola primária da Freiria, entretanto desactivada. Foi dado conhecimento desta proposta aos riomaiorenses em comunicado datado de 15 de Agosto.

A Câmara Municipal de Rio Maior respondeu através de carta datada do passado dia 2 de Setembro. Para esclarecimento público, a Direcção da EICEL1920 deliberou divulgar a resposta do executivo municipal, do seguinte teor:

"Assunto: Proposta de cooperação entre a EICEL1920 e o Município de Rio Maior para a instalação de um centro de interpretação do património geológico e mineiro do Concelho de Rio Maior.

Exmos. Senhores,

Acusamos a receção da V. Carta, à qual dedicamos a nossa melhor atenção.
Muito embora a resposta tardia, a qual, desde já, apresento os meus pedidos de desculpa, resultou do pedido do edifício da antiga escola primária da Freiria.
O terreno em questão, foi doado à Câmara Municipal de Rio Maior, segundo o que pessoalmente apurei pela família Barroso, na condição de o mesmo ser utilizado exclusivamente pela população local, o que resultou a construção da escola e associações locais (Freiria), que aí existissem.
A escola tem, de facto, sido usada pela população em algumas actividades, designadamente religiosas.
Também a Associação da Freiria, desde há muito que pede a cedência do espaço em causa.
Assim, considerando a vontade de quem doou o terreno, a vontade da Associação da Freiria em querer o espaço, não será possível ceder à V. Associação, que tão nobres valores defende, o espaço requerido.
Durante este período de tempo, temos, e estamos, a pensar em alternativas que possam ir de acordo à V. Pretensão.
Os pedidos de espaços por parte de diversas entidades é uma constante, daí ainda não termos encontrado uma alternativa. Crendo no entanto no mais curto espaço de tempo dar uma resposta que vá de encontro à V. pretensão.

Sem mais de momento, subscrevo-me com elevada consideração.
O Vereador.
Nuno Malta"

A Direcção da EICEL1920 mantém o seu compromisso de cooperação com o Município de Rio Maior para a instalação, na nossa cidade, de um Centro de Interpretação do Património Geológico e Mineiro, prosseguindo na procura activa de espaços alternativos para a concretização deste projecto.

A Direcção da EICEL1920
16 de Setembro de 2013. 

Sem comentários: