sábado, outubro 19, 2013

Assembleia Municipal de Rio Maior aprovou por unanimidade um Voto de Louvor à EICEL1920.


A Assembleia Municipal de Rio Maior aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada no dia 14 de Setembro do corrente, um Voto de Louvor à EICEL1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico, cujo conteúdo foi recentemente comunicado a esta associação.

O reconhecimento, pela casa da democracia do concelho de Rio Maior, do trabalho desenvolvido pela EICEL1920, após alguma incompreensão por parte dos poderes públicos locais, constitui uma relevante distinção e um incentivo à continuidade da participação cívica dos nossos associados na defesa e valorização do património cultural riomaiorense.

A Direcção da EICEL1920 tem a honra de divulgar o conteúdo do Voto de Louvor, proposto pelo representante do Grupo Parlamentar da CDU, Prof. Augusto Figueiredo, e posteriormente subscrito por todos os Grupos Parlamentares da Assembleia Municipal de Rio Maior:

"VOTO DE LOUVOR

A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico, criada em 29 de novembro de 2010, tem vindo a desenvolver, no âmbito do seu objecto social, uma importante actividade de estudo, defesa e valorização do património cultural do Concelho de Rio Maior.

O trabalho dos seus membros tem enriquecido a cultura e o património do nosso concelho com os seguintes resultados merecedores de louvor:

1. Mobilização da comunidade riomaiorense para a defesa do património mineiro do nosso concelho, reunindo mais de uma centena de associados e criando uma Comissão de Antigos Funcionários das Minas do Espadanal, com os quais vem registando as memórias do trabalho na mina.

2. Recuperação de um importantíssimo espólio fotográfico e de equipamentos do antigo Couto Mineiro do Espadanal, em colaboração com a comunidade e com os descendentes dos antigos funcionários da Empresa Industrial, Carbonífera e Electrotécnica Limitada, que a associação pretende disponibilizar aos riomaiorenses com a instalação de um Centro de Interpretação do Património Geológico e Mineiro.

3. Promoção do envolvimento das novas gerações na valorização do património concelhio, através do desenvolvimento de um trabalho de grande qualidade com a comunidade escolar, no âmbito da disciplina Àrea de Projecto, nomeadamente com a Escola Secundária de Rio Maior - trabalho apresentado na III Jornada do Património Mineiro do Concelho de Rio Maior.

4. Introdução em Rio Maior do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, onde se espera que a Mina do Espadanal venha a ser inscrita, e que abriu caminho à posterior inscrição das Marinhas do Sal neste Roteiro pela Câmara Municipal de Rio Maior.

5. Reconhecimento científico da importância do património mineiro riomaiorense sustentado em tese de mestrado defendida no Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob o título "Couto Mineiro do Espadanal (Rio Maior). História, Património, Identidade, da autoria do Presidente da Direcção, arquitecto Nuno Rocha.

6. Disponibilização ao Município de Rio Maior de um contributo inestimável para o reconhecimento do património mineiro riomaiorense no Plano Estratégico de Desenvolvimento de Rio Maior - documento que adoptou as propostas da EICEL1920 e transcreveu os estudos da autoria dos seus membros.

7. Inversão do estado de abandono a que estava votado o Complexo Mineiro do Espadanal, alertando para a sua utilização como depósito de materiais de construção e resíduos, bem como passando à prática com a disponibilização de trabalho voluntário para a sua limpeza, nomeadamente através da realização até esta data de duas acções voluntárias de conservação do património mineiro, cujos resultados estão patentes, e às quais a associação se propõe dar continuidade de forma regular.

Importa salientar que todo o importante trabalho que aqui apresentamos de forma resumida foi realizado com os recursos técnicos e financeiros próprios dos associados da EICEL1920, colocados ao serviço dos riomaiorenses de forma voluntária e gratuita.

A EICEL1920 tem dado com o seu trabalho um exemplo para a afirmação na nossa comunidade de uma cultura de exigência e de participação cívica qualificada.

Assim, os Grupos Municipais da Assembleia Municipal aprovam o presente Voto de Louvor à EICEL1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico.

Rio Maior, 14 de Setembro de 2013.
A ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE RIO MAIOR"


A DIRECÇÃO DA EICEL1920,
19 de Outubro de 2013.

Sem comentários: