terça-feira, janeiro 31, 2012

PCP questiona governo sobre património mineiro de Rio Maior.

Tenciona o governo “acompanhar o processo de salvaguarda” do antigo complexo mineiro do Espadanal, “tendo em conta o seu reconhecido valor cultural” e “em colaboração com a Câmara Municipal de Rio Maior e com o associativismo cultural local”?

Esta foi a pergunta que o deputado António Filipe, do PCP, dirigiu ao governo, na sequência da visita que efectuou a Rio Maior, no passado dia 6.

O deputado recorda que “em 2006, o Instituto Português do Património Arquitectónico emitiu, através do seu gabinete de estudos, um parecer acerca da importância patrimonial e salvaguarda do património mineiro e industrial de Rio Maior”.

António Filipe refere que, segundo esse parecer, a antiga “fábrica de briquetes deve ser classificada como imóvel de valor municipal” pois “acrescenta valor identitário e exemplifica, qualificadamente, fenómenos de arquitectura e património industrial e mineiro reveladores da História do Século XX da cidade e também do país”. Pelo que “a sua incorporação no futuro desenvolvimento urbano só poderá, assim, qualificar pela diferença e pela qualidade, o tecido urbano de Rio Maior, acrescentando o valor de uma memória colectiva que é de todos”.

O parecer citado pelo deputado do PCP conclui ainda que “a perpetuação da fábrica de briquetes que, certamente, terá um programa de refuncionalização condigno com a história do local deverá ser desenvolvido com uma atenção especial para o contexto envolvente, ainda referente à área mineira, desejando-se a realização de um plano de pormenor para o conjunto, que qualifique e redimensione, de novo, esta área extremamente importante para a cidade”.

Luís Carvalho. In Região de Rio Maior nº1216, de 27 de Janeiro de 2012

Sem comentários: