sábado, abril 04, 2009

CENTRO DE ESTUDOS RIOMAIORENSES APRESENTA INICIATIVAS À CÂMARA MUNICIPAL




















NA SUA PRIMEIRA REUNIÃO COM A CÂMARA MUNICIPAL
CENTRO DE ESTUDOS RIOMAIORENSES APRESENTA INICIATIVAS.
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO CER AGENDADA PARA 30 DE MAIO NO AUDITÓRIO DOS PAÇOS DO CONCELHO.

No passado dia 16 de Março teve lugar, nos Paços do Concelho, a primeira reunião entre o Centro de Estudos Riomaiorenses (CER) e a Câmara Municipal de Rio Maior, representada pelo seu presidente, Dr. Silvino Sequeira e a vereadora da cultura, Drª Ana Cristina Silva, que tinham consigo o Arqº Fernando Matias.
A recém criada associação para a defesa do património, representada pelos membros dos corpos sociais Dr. João de Castro, Prof. Dr. Alexandre Laureano Santos, Cor. Luís Faria Ribeiro, Arq. Nuno Alexandre Rocha, Dr. Rui Andrade e Prof. António Feliciano Jr. apresentou ao executivo municipal os seus objectivos estatutários e algumas propostas concretas de colaboração no âmbito do estudo, divulgação e recuperação do património concelhio.

Sessão de Apresentação Pública do CER agendada para o dia 30 de Maio no auditório da Assembleia Municipal.

A primeira iniciativa pública do CER pretende constituir-se enquanto acto inaugural de um processo de aproximação dos riomaiorenses aos temas da identidade local e simultaneamente acto de homenagem a um dos mais importantes contributos para o conhecimento da história e do património da região na qual se insere o concelho de Rio Maior – a obra do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

Na sequência do imediato acolhimento da iniciativa pela autarquia, os trabalhos da Sessão de Apresentação Pública do CER, agendada para o dia 30 de Maio (sábado) pelas 15h30, terão lugar no auditório dos Paços do Concelho. O programa, ainda em preparação, será oportunamente divulgado, prevendo-se a apresentação de palestra pelo Prof. Dr. Veríssimo Serrão, subordinada ao tema “Rio Maior na História de Portugal”.

CER apresenta à Câmara Municipal projecto para Restauro de Fontanário localizado no Centro Histórico de Rio Maior.

Na sequência da realização de estudo técnico para o restauro do fontanário localizado na confluência das ruas João de Deus e David Manuel da Fonseca, no Centro Histórico de Rio Maior, pelo vice-presidente do CER, arquitecto Nuno Alexandre Rocha, foi apresentada à autarquia a disponibilidade da associação para promover os trabalhos de recuperação desta obra que se afirma entre as de maior valor artístico na cidade de Rio Maior.

Verificada a confluência de objectivos da proposta apresentada com o Plano de Reabilitação Urbana da zona antiga da cidade, em desenvolvimento, será o referido estudo integrado no processo em análise pela empresa Augusto Mateus & Associados para futura candidatura a financiamento.

in Região de Rio Maior nº1069, de 3 de Abril de 2009.

Sem comentários: