quinta-feira, julho 14, 2011

EICEL. Programa de Acção 2011 - 2014 (parte 14)

(continuação do nº1186 de 1 de Julho de 2011, pág.7)

1.2.2.2 – Proposta de afectação de espaços. Primeira fase.

O programa de instalação do futuro Centro de Interpretação do Património Geológico e Mineiro do Concelho de Rio Maior apresenta o desafio da disponibilização de espaços adequados ao seu funcionamento mediante reutilização parcial da fábrica de briquetes, sob um princípio de impacto mínimo e reversibilidade da intervenção, e mantendo os fluxos de circulação bem como a articulação de espaços resultantes do esquema produtivo original.
Definem-se, como critérios funcionais, a concentração de recursos, a total acessibilidade, a fluidez de circulação nas áreas públicas do percurso expositivo, com criação de área social de pausa e contemplação do edifício, a segurança e controlo físico do acesso às áreas semi-públicas e reservadas:

Áreas públicas: recepção/ bengaleiro,
: área social/ exposições temporárias,
: exposição permanente/ pequena loja.
Áreas semi-públicas: biblioteca/ centro de documentação,
: direcção/ sala de reuniões,
Áreas de acesso restrito: arquivo/ reservas.

A análise da estrutura edificada existente permitiu-nos perceber uma organização volumétrica em seis secções articuladas segundo o processo de transformação das lignites, clarificando as possibilidades de faseamento da obra.
Devido à escassez de recursos financeiros que impossibilita o restauro integral do edifício, importa afectar às novas funções uma área delimitada que salvaguarde a segurança dos utilizadores evitando o contacto físico com as secções não recuperadas. A área a reutilizar deve, no entanto, permitir um percurso dinâmico, potenciando a mise en scene do edifício, enquanto grande protagonista do projecto, e permitindo ao utilizador a percepção da sequência de relações mecânicas entre módulos edificados e entre os diferentes pisos, decorrentes do antigo sistema funcional.
O estudo da disposição interna de cada uma das secções da antiga fábrica de briquetes, sob os critérios definidos, resultou na selecção das secções de ensilagem (silo seco) e briquetagem, propondo-se a articulação funcional apresentada no gráfico 3.

Descrição funcional:
A proposta de integração arquitectónica do Centro de Interpretação do Património Geológico e Mineiro do Concelho de Rio Maior ocupa uma área de construção de aproximadamente 805 m2 distribuídos por duas volumetrias independentes ligadas por transportador aéreo, e articulando
oito pisos.

O diagrama funcional (gráfico 3) inicia-se no piso +2.60 m, na base dos silos da antiga secção de ensilagem (silo seco), no qual se propõe a localização de recepção e bengaleiro, com uma área útil de cerca de 45 m2. Daqui o visitante será encaminhado à segunda volumetria, através de antigo transportador aéreo com uma extensão de 16,5 m, através do qual poderá observar à transparência o jogo volumétrico do conjunto edificado da fábrica e entrar no piso +4.50 m, correspondente ao piso 1 da antiga secção de briquetagem.

Fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Perspectiva, a Norte, da secção de ensilagem (silo seco), na qual se propõe a instalação da recepção do Centro de Interpretação do Património Geológico e Mineiro do concelho de Rio Maior.













Fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Perspectiva do transportador aéreo de ligação entre a secção de ensilagem (silo seco) e a secção de briquetagem.













Continua no próximo número do Região de Rio Maior.
In Região de Rio Maior nº1187, de 8 de Julho de 2011

Sem comentários: