terça-feira, maio 17, 2011

CONVITE - III Jornada do Património Mineiro

III JORNADA DO PATRIMÓNIO MINEIRO DO CONCELHO DE RIO MAIOR. PATRIMÓNIO E COMUNIDADE. A ESCOLA E AS REDES DE CONHECIMENTO.





















Figura 1 – Maqueta da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, à escala 1:100, executada pelas alunas do 12º ano da Escola Secundária de Rio Maior, Daniela Monteiro, Daniela Santos, Joana Costa e Susana Gonçalves, sob coordenação do arquitecto Nuno Alexandre Rocha.


A EICEL, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico organizará no próximo dia 21 de Maio (sábado), na Biblioteca Municipal, a III Jornada do Património Mineiro do Concelho de Rio Maior.
A sessão, subordinada ao tema “Património e Comunidade. A Escola e as Redes de Conhecimento”, surge no âmbito de colaboração estabelecida com a Escola Secundária de Rio Maior, materializada no acompanhamento a projectos de alunas do 12º ano dedicados ao património do antigo Couto Mineiro do Espadanal e desenvolvidos nas disciplinas da Área de Projecto leccionadas pelos professores Paulo Sá e Rosa Batista.
Sublinha-se a importância do envolvimento da comunidade educativa na valorização do património local e a oportunidade de inserção das iniciativas em desenvolvimento nas dinâmicas de uma rede nacional de espaços mineiros.
A Jornada terá o seguinte programa:

III Jornada do Património Mineiro do Concelho de Rio Maior.

15h00 – Sessão de abertura:
- Professor Albino Correia, Director da Escola Secundária de Rio Maior.
- Professor Paulo Dias de Sá, Coordenador da Área de Projecto.
- Arquitecto Nuno Alexandre Rocha, Presidente da Direcção da EICEL.
15h20 – Sessão temática:
- Comunicação: Nuno Alexandre Rocha, “Couto Mineiro do Espadanal (Rio Maior). História, Património, Identidade”.
- Comunicação: J. Bernardo de Lemos, “Apresentação do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal”.
16h20 – Inauguração de exposição dos trabalhos realizados pelos grupos de alunas da Área de Projecto da Escola Secundária de Rio Maior.

A EICEL convida todos os riomaiorenses a marcarem presença nesta iniciativa de valorização do património mineiro do concelho de Rio Maior.



















Figura 2 – Fotografia da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, incluída em levantamento fotográfico do património mineiro realizado pelas alunas do 12º ano da Escola Secundária de Rio Maior, Andreia Dias, Bárbara Silva, Maria Chambel, Patrícia Vieira e Tânia Barbosa.


In Região de Rio Maior nº1179, de 13 de Maio de 2011

Sem comentários: