quinta-feira, abril 28, 2011

MANOEL BARBOSA INTEGRA CONSELHO CONSULTIVO DA EICEL.

Prosseguindo o importante apoio concedido ao longo dos últimos quatro anos ao Processo de estudo e salvaguarda do património mineiro do concelho de Rio Maior, materializado em diferentes artigos de opinião, o pintor e performer riomaiorense Manoel Barbosa integra, desde o passado dia 1 de Abril, o Conselho Consultivo da EICEL, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico.

Manoel Barbosa vem defendendo, desde a década de setenta, a criação de um museu municipal e a projecção de Rio Maior enquanto território criativo através de uma aposta estratégica na cultura contemporânea e na identidade local. Reproduzimos opinião publicada no Região de Rio Maior, em Dezembro de 2010, sobre a possibilidade de recuperação da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal:

"Não hesitaria em recuperar os edifícios, instalar a História da Mina e da Geologia concelhia e, colocar (!) de vez (!!) a cidade e o concelho (geoestrategicamente excelente) na rota das cada vez mais apetecidas “ofertas” da cultura contemporânea – artes cénicas, sonoras e visuais, exposições, etc. Garantidamente, tudo isso será (muito) viável, com custos mínimos ou suportáveis, se bem programado e protocolado com instituições e autores. Atrairá públicos, quiçá novos residentes (sentindo-se bem com “oferta” cultural...), revitalizará o comércio e a economia – não faltam exemplos, em Portugal, de pequenas e médias localidades exponenciadas e vivificadas pela cultura (!), que pode e deve gerar lucro! Naquela modelar arquitectura industrial post II G.Guerra, podem instalar o que quiserem!"

(Fotografia gentilmente cedida pelo Jornal Região de Rio Maior)

In Região de Rio Maior nº1176, de 22 de Abril de 2011

Sem comentários: