sexta-feira, maio 06, 2016

EICEL1920 realizou a VI Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro.

Figura 1. Trabalhos de desobstrução do plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal. Registo fotográfico por João Bogalho, 30 de Abril de 2016.


Entre os dias 18 de Março e 30 de Abril, a EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, realizou a VI Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro, com o apoio da Junta de Freguesia de Rio Maior e de associados voluntários.

Figura 2. Antes e depois.
Os trabalhos realizados, sob autorização da Câmara Municipal, destinaram-se a preparar a antiga fábrica de briquetes e o plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal para uma visita pública a realizar no próximo dia 23 de Julho. Esta visita realizar-se-á no âmbito do programa do Encontro das Comunidades Mineiras, integrado nas Comemorações do Centenário da Mina do Espadanal, organizadas pela EICEL1920.

Dando continuidade ao trabalho realizado nas anteriores edições, a VI Acção de Conservação do Património Mineiro centrou-se no corte de vegetação e na remoção de depósitos de inertes e de resíduos.  Concluiu-se a desobstrução do plano inclinado de extracção, que, em complemento da desmatação realizada, permite assegurar a acessibilidade para visitas ao local. Procedeu-se, ainda, a um corte de silvas em toda a envolvente do complexo mineiro e a uma limpeza de espaços interiores na antiga secção de ensilagem da fábrica.

Foi feita a separação dos resíduos recolhidos durante os trabalhos de limpeza e o respectivo encaminhamento para reciclagem.

A Direcção da EICEL1920 destaca a excelente colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior, mediante a disponibilização de máquinas de corte de silvas e de uma máquina rectro-escavadora, bem como dos serviços dos respectivos operadores.

Os riomaiorenses terão oportunidade, no próximo dia 23 de Julho, de avaliar a extensão do trabalho realizado, entre 2013 e 2016, nas seis edições das Acções Voluntárias de Conservação do Património Mineiro. Um trabalho que terá continuidade no futuro, com a regularidade possível, limitada aos recursos da nossa associação.

Figura 3. Plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal, após desmatação e remoção de inertes. Registo fotográfico por João Verde da Costa, 30 de Abril de 2016.

A Direcção da EICEL1920.
6 de Maio de 2016.

Sem comentários: