EICEL E JOSÉ LUÍS BAPTISTA CRISÓSTOMO ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO
Dando continuidade a cooperação estabelecida, desde o ano de 2008, no âmbito do Processo de estudo e salvaguarda do património mineiro do concelho de Rio Maior, coordenado pelo arquitecto Nuno Rocha, foi celebrado, no passado domingo, dia 30 de Janeiro, um protocolo de colaboração entre o Sr. José Luís Baptista Crisóstomo e a EICEL, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico, tendo como objectivo a conservação e exposição pública de património móvel originário do antigo Couto Mineiro do Espadanal, recuperado na década de setenta após o desmantelamento e venda de todo o equipamento do complexo industrial.
O conjunto de peças inventariadas, algumas das quais já oportunamente apresentadas à comunidade no decurso das duas Jornadas do Património Mineiro realizadas em 2008 e 2009, compreende um moinho de cilindros dentados da secção de trituração da antiga fábrica de briquetes, dotado de motor eléctrico e respectivo arrancador, um chassis de vagoneta com rodados, uma máquina utilizada na rectificação dos moldes da prensa de briquetes e uma porta de fornalha originária da central eléctrica da antiga fábrica de briquetes.
A EICEL prevê a exposição ao público das peças recuperadas, no âmbito de actividades de divulgação e valorização do património mineiro do concelho de Rio Maior a organizar no decurso do ano de 2011.
Imagens: 01. Moinho de cilindros da secção de trituração da antiga fábrica de briquetes; 02. Porta de fornalha da central elécrtica da antiga fábrica de briquetes; 03. Arrancador do motor eléctrico do moinho de cilindros; 04. Chassis de vagoneta com rodados; 05. Máquina de rectificação dos moldes da prensa de briquetes.
Sem comentários:
Enviar um comentário