![]() |
Figura 1. Trabalhos de desobstrução do
plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal. Registo fotográfico por João
Bogalho, 30 de Abril de 2016.
|
Entre os dias 18 de Março e 30 de Abril, a EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, realizou a VI Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro, com o apoio da Junta de Freguesia de Rio Maior e de associados voluntários.
![]() |
Figura 2. Antes e depois. |
Os trabalhos realizados, sob autorização da Câmara Municipal, destinaram-se a preparar a antiga fábrica de briquetes e o plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal para uma visita pública a realizar no próximo dia 23 de Julho. Esta visita realizar-se-á no âmbito do programa do Encontro das Comunidades Mineiras, integrado nas Comemorações do Centenário da Mina do Espadanal, organizadas pela EICEL1920.
Dando continuidade ao trabalho realizado nas anteriores edições, a VI Acção de Conservação do Património Mineiro centrou-se no corte de vegetação e na remoção de depósitos de inertes e de resíduos. Concluiu-se a desobstrução do plano inclinado de extracção, que, em complemento da desmatação realizada, permite assegurar a acessibilidade para visitas ao local. Procedeu-se, ainda, a um corte de silvas em toda a envolvente do complexo mineiro e a uma limpeza de espaços interiores na antiga secção de ensilagem da fábrica.
Foi feita a separação dos resíduos recolhidos durante os trabalhos de limpeza e o respectivo encaminhamento para reciclagem.
A Direcção da EICEL1920 destaca a excelente colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior, mediante a disponibilização de máquinas de corte de silvas e de uma máquina rectro-escavadora, bem como dos serviços dos respectivos operadores.
Os riomaiorenses terão oportunidade, no próximo dia 23 de Julho, de avaliar a extensão do trabalho realizado, entre 2013 e 2016, nas seis edições das Acções Voluntárias de Conservação do Património Mineiro. Um trabalho que terá continuidade no futuro, com a regularidade possível, limitada aos recursos da nossa associação.
![]() |
Figura 3. Plano inclinado de extracção
da Mina do Espadanal, após desmatação e remoção de inertes. Registo fotográfico
por João Verde da Costa, 30 de Abril de 2016.
|
A Direcção da EICEL1920.
6 de Maio de 2016.
Sem comentários:
Enviar um comentário