terça-feira, julho 01, 2008

Património Mineiro na Imprensa Local. Rio Maior Notícias.

Fábrica de Briquetes da Mina do Espadanal.
Património de Interesse Nacional.
(Por António Manuel Rola, Vereador da Câmara Municipal de Rio Maior)

Há muito que se fala sobre este Património Cultural de Rio Maior e da oportunidade e justificação para a sua preservação, recuperação e valorização.
Muitas dúvidas se têm levantado sobre este assunto.
Depois do levantamento e inventário feito pelo Arquitecto Nuno Rocha.
Depois da visita do IPPAR - Instituto Português do Património Arquitectónico.
Depois da visita da DGEMN - Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Depois da petição promovida pela participação cívica da comunidade riomaiorense.
Depois da Conferência sobre Património e Desenvolvimento Regional.
Verifiquei que todas elas foram unânimes em afirmar que a preservação, recuperação e valorização da Fábrica de Briquetes da Mina do Espadanal, é possível, é justificável e é fundamental para a promoção e divulgação da história e cultura de Rio Maior.
Mais, todos consideraram a necessidade deste Complexo Mineiro passar a ter uma Classificação de Património de Interesse Municipal.
Perante estes factos e porque considero a Fábrica de Briquetes da Mina do Espadanal um valor histórico e cultural incontornável do século XX riomaiorense.
Decidi levar este assunto à Reunião de Câmara do dia 21 de Abril, pp. onde apresentei uma proposta para que a Câmara em conjunto com a Comissão para a Defesa do Património Cultural do Concelho de Rio Maior, elaborassem um documento de proposta de Classificação da Fábrica de Briquetes e Plano Inclinado de Acesso às Galerias da Mina do Espadanal, enquanto Património de Interesse Municipal.
Dado que a resposta do Senhor Presidente da Câmara não foi favorável à minha proposta, argumentando que a Classificação de Interesse Municipal em nada iria beneficiar em relação a possíveis apoios financeiros, aliás pelo contrário traria sim dificuldades.
Assim, e para que seja mais fácil obter-se apoios financeiros para a recuperação do Complexo Mineiro.
Sugiro que o Arquitecto Nuno Rocha, a Comissão para a Defesa do Património Cultural do Concelho de Rio Maior e a Câmara Municipal, solicitem ao IPPAR, a possibilidade de emitir um parecer que vá no sentido de Classificação de Interesse Nacional, até porque este Património Arquitectónico é único no país.
O Património Mineiro é um símbolo Histórico, a seu tempo um lugar central na valorização da comunidade riomaiorense. Pode ainda ser um, Eixo Estratégico para o Desenvolvimento do Concelho de Rio Maior.
Na defesa do Património Cultural de Rio Maior.

António Rola in Rio Maior Notícias nº64, de 08 a 14 de Maio de 2008

Sem comentários: